23 de jun. de 2025

SOBRE A LEI DAS IGUALDADES - LIVRO DOS ESPÍRITOS

VIII. Lei de igualdade

  • Igualdade natural • Desigualdade das aptid6es • Desigualdades sociais • Desigualdade das riquezas • Provas da riqueza e da miseria • Igualdade dos direitos do homem e da mulher • Igualdade perante o tumulo


Igualdade natural


  1. Todos os homens sao iguais perante Deus?

    "Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez suas leis para todos. Frequentemente dizeis:0 Sol brilha para todos, e com isso enunciais uma verdade maior e mais geral do que pensais."

    Todos os homens estao submetidos as mesmas Leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos as mesmas dores e o corpo do rico se destr6i como o do pobre. Portanto, Deus nao concedeu su­ perioridade natural a nenhum homem, nem pelo nascimento, nem pela morte; diante dele, todos sao iguais.


    Desigualdade das aptidoes


  2. Por que Deus nao concedeu as mesmas aptidoes a todos os homens?

    "Deus criou iguais todos os Espfritos. Cada um deles, porem, viveu mais ou menos tempo e, por conseguinte, obteve maior ou menor soma de aquisi<r6es. A diferen<ra entre eles esta na diversidade da experiencia alcançada e da vontade com que procedem, vontade que e o livre-arbitrio. por isso que uns se aperfeiçoam mais rapidamente do que outros, o que lhes da aptidões diversas. A variedade de aptidões é necessaria, a fim de que cada um possa concorrer para a execução dos designios da Providencia, no limite do desenvolvi­mento de suas forças físicas e intelectuais: o que um não faz, o outro fará. Assim, cada um tem seu papel util a desempenhar. Alem disso, como a todos os mundos são solidários entre si, importa que os habitantes dos mundos superiores, que, na sua maioria, foram criados antes do vosso, venham habitá-lo, para vos dar o exemplo." (361)

  3. Passando de um mundo superior para um mundo inferior, o Espirito conserva integralmente as faculdades adquiridas?

    "Sim, ja o dissemos: o Espirito que progrediu nunca retrocede. Poderá escolher, no estado de Espirito livre, um envoltório mais grosseiro ou uma posição mais precária do que as que ja teve, mas tudo isso para lhe servir de ensinamento e ajuda-lo a progredir." (180)

    Assim, a diversidade de aptidóes entre os homens nao provem da natureza íntima da sua criação, mas do grau de aperfeiçoamento a que tenham chegado os Espíritos encarnados neles. Deus, portanto, não criou faculdades desiguais, mas permitiu que os Espíritos em graus di­versos de desenvolvimento estivessem em contato, a fim de que os mais adiantados pudessem auxiliar o progresso dos mais atrasados e tambem para que os homens, necessitando uns dos outros, compreendessem a lei de caridade que os deve unir.


    Desigualdades sociais

  4. A desigualdade das condiroes sociais uma Lei da Natureza?

    "Nao; e obra do homem, nao de Deus."


    806-a. Essa desigualdade desaparecerd algum dia?

    "Só as Leis de Deus são eternas. Não ves a desigualdade diminuir pouco a pouco a cada dia? Desaparecerá quando o egoísmo e o orgulho deixarem de predominar, restando apenas a desigual­ dade do merecimento. Dia virá em que os membros da grande familia dos filhos de Deus não mais se considerarão como de sangue mais ou menos puro. Só o Espirito mais ou menos puro, e isso não depende da posição social."

  5. Que se deve pensar dos que abusam da superioridade de suas posições sociais para oprimir os fracos em beneflcio próprio?

    "Merecem anatema. Ai deles! Serão oprimidos por sua vez e renascerão numa existencia em que sofrerão tudo o que tiverem feito sofrer aos outros." (684)


    Desigualdade das riquezas


  6. A desigualdade das riquezas não tem sua origem na desigualdade das

    faculdades, que faculta a uns mais meios de adquirir bens do que outros?

    "Sim e nao. Que dizes da astucia e do roubo?"

    808-a. Entretanto, a riqueza herdada não é fruto das más paixões.

    "Que sabes disso? Busca a fonte de tal riqueza e veras que nem sempre ela é pura. Sabes, porventura, se nao resultou de uma espo­liação ou de uma injustiça? Mesmo sem falar da origem, que pode ser má, acreditas que a cobiça de bens, ainda quando adquiridos corretamente, os desejos secretos de possui-los o mais depressa possivel sejam sentimentos louvaveis? E isso que Deus julga, e eu te asseguro que o seu juizo é mais severo que o dos homens."

  7. Se uma fortuna foi mal adquirida inicialmente, os que a herdam mais tarde serão responsdveis por esse fato?

    "Certamente eles não sÃo responsaveis pelo mal que outros hajam feito, sobretudo se ignoraram o fato. Mas fica sabendo que muitas vezes a fortuna só vem ter as maos de um homem para lhe dar oportunidade de reparar uma injustiça. Feliz dele se o com­preende! Seo fizer em nome daquele que cometeu a injustiça, a reparação será levada em conta para ambos, porque e quase sempre este ultimo quern a provoca."

  8. Sem se afastar da legalidade, qualquer pessoa pode dispor de seus bens de modo mais ou menos equitativo. Quem assim procede serd responsável, depois da morte, pelas disposições que haja tomado?

    "Toda ação produz seus frutos. Os frutos das boas ações sao doces; os das outras sao sempre amargos. Sempre, entendei bem isso."

  9. A igualdade absoluta das riquezas é possivel? já terá existido alguma vez?

    "Não; não é possivel. A diversidade das faculdades e dos caracteres a isso se opõe."

    811-a. No entanto, há homens que creem ser esse o remedio aos males da sociedade. Que pensais a respeito?

    "Sao sistematicos ou ambiciosos e invejosos. Nao compreendem que a igualdade com que sonham logo seria desfeita pela força das coisas. Combatei o egoismo, que e a vossa chaga social, e nao corrais arras de quimeras."

  10. Se a igualdade das riquezas nao é possivel, sucederá o mesmo com o bem-estar?

    "Nao, mas o bem-estar e relativo e todos poderiam desfrura-lo, se se entendessem convenientemente. O verdadeiro bem-estar consiste em cada um empregar o seu tempo naquilo que lhe seja agradavel, e nao na execuc;ao de trabalhos pelos quais nao sinta nenhum prazer. Como cada um tern aptidões diferentes, nenhum trabalho util ficaria por fazer. Em tudo existe o equilibria; o homem e que o perturba."

    812-a. Será possivel que todos se entendam?

    "Os homens se entenderão quando praticarem a lei de justiça."


  11. Hd pessoas que caem na privação e na miséria por sua propria culpa. A sociedade pode ser responsabilizada por isso?

    "Sim. Como ja dissemos, muitas vezes a sociedade é a causa prin­cipal dessas faltas. Ademais, nao lhe cabe velar pela educação moral de seus membros? Quase sempre, é a má educação que falseia o julgamento dessas pessoas, em vez de sufocar suas tendencias perniciosas." (685)

    Provas da riqueza e da miseria


  12. Por que Deus concedeu a uns a riqueza e o poder, e a outros a miseria? "Para experimenta-los de modos diferentes. Alem disso, como sabeis, essas provas foram escolhidas pelos pr6prios Espíritos que, no entanto, nelas sucumbem frequentemente."


  13. Qual das duas provas e mais perigosa para o homem, a da miseria ou a da riqueza?

    ''Ambas o sao igualmente. A miseria provoca as queixas contra a Providencia; a riqueza leva a todos os excessos."

  14. Se o rico está sujeito a maiores tentações, não dispõe tambem de mais meios para fazer o bem? 

    É justamente o que nem sempre faz. Torna-se egoísta, orgulhoso e insaciavel. Suas necessidades aumentam com a riqueza, e ele nunca julga ter o bastante para si mesmo."

    A posição elevada neste mundo e a autoridade sobre os semelhantes sao provas tao grandes e tao arriscadas quanto a miseria, porque, quanto mais rico e poderoso e o homem, tanto mais obrigações tem a cumprir e tanto maiores sao os meios de que dispõe para fazer o bem e o mal. Deus experimenta o pobre pela resignação e o rico pelo emprego que da aos seus bens e ao seu poder. A riqueza e o poder fazem nascer todas as paixcSes que nos prendem a materia e nos afastam da perfeição espiritual. Poi por isso que Jesus disse: "Em verdade vos digo que é mais facil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos ceus."  (266)


    Igualdade dos direitos do homem e da mulher


  15. homem e a mulher sao iguais perante Deus e tem os mesmos direitos? "Deus nao deu a ambos o conhecimento do bem e do mal ea faculdade de progredir?"

  16. De onde procede a inferioridade moral da mu/her em certos paises?

    "Do domfnio injusto e cruel que o homem assumiu sabre ela.

    resultado das instituições sociais e do abuso da força sabre a fraqueza. Entre homens moralmente pouco adiantados, a força faz o direito."

  17. Com que objetivo a mulher, do ponto de vista físico, é mais ftaca do que o homem?

    "Para lhe determinar funções especiais. Cabe ao homem, por ser o mais forte, os trabalhos rudes; a mulher, os trabalhos leves; a ambos o dever de se ajudarem mutuamente a suportar as provas de uma vida cheia de amargor."

  18. A fraqueza flsica da mulher não a coloca naturalmente sob a dependencia do homem?

"Deus deu a uns a força para protegerem o fraco e não para o escraviarem."

Deus apropriou o organismo de cada ser as furnções que lhe cumpre desempenhar. Se deu a mulher menor força fisica, deu-lhe ao mesmo tempo maior sensibilidade apropriada a delicadeza das funções mater­nais e a fragilidade dos seres confiados aos seus cuidados.

82 l. As funções a que a mulher é destinada pela Natureza terão importancia tão grande quanta as conferidas ao homem?

"Sim, e ate maiores. E ela quem lhe dá as primeiras noções da vida."

822. Sendo os homens iguais perante a Lei de Deus, devem se-lo igualmen­te perante as leis humanas?

"O primeiro princípio de justiça é este: Nao façais aos outros o que nao gostaríeis que vos fizessem."

822-a. Sendo assim, uma legislação, para ser perfeitamente Justa, deve con­sagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher?

"De direitos, sim; de funções, nao. É preciso que cada um tenha um lugar determinado; que o homem se ocupe do exterior e a mulher do interior, cada um de acordo com a sua aptidao. A lei humana, para ser justa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher. Qualquer privilegio concedido a um ou a outro é contrario à justiça. A emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização; sua escravização marcha com a barbarie. Alem disso, OS sexos so existem na organização fisica. Ja que OS Espíritos podem encarnar num e noutro, sob esse aspecto nao ha nenhuma diferença entre eles, devendo, por conseguinte, gozar dos mesmos direitos."


Igualdade perante o tumulo


823. De onde vem o desejo do homem de perpetuar sua memoria por meio de monumentos funebres?  "Derradeiro ato de orgulho."


823-a. Na maioria das vezes, porem, a suntuosidade dos monumentos funebres nao se deve mais aos parentes do defunto, que desejam honrar sua memoria, do que ao proprio defunto?

"Orgulho dos parentes, desejosos de se glorificarem a si mesmos. Oh! sim, nem sempre e pelo morto que se fazem todas essas de­ monstrações, mas por amor-próprio, por consideração ao mundo e para ostentação de riqueza. Supões que a lembrança de um ser querido dure menos no coração do pobre, que só lhe pode colocar sobre o tumulo uma singela flor? Acreditas, porventura, que o marmore salve do esquecimento aquele que foi inutil na Terra?"

824. Reprovais de maneira absoluta as pompas funebres?

"Nao; quando tem em vista honrar a memória de um homem de bem, sao justas e dao born exemplo."

O tumulo é o ponto de reunião de todos os homens. Ai terminam im­placavelmente todas as distinções humanas. É em vao que o rico tenta perpetuar sua memória por meio de faustosos monumentos: o tempo os destruira, como ao seu próprio corpo. Assim o quer a Natureza. A lembrança de suas boas e mas ações será menos perecível do que o seu tumulo. A pompa dos funerais nao o limpara de suas torpezas, nem o fará subir um unico degrau na hierarquia espiritual. (320 e seguintes.)

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