5 de dez. de 2023
15 de jul. de 2023
AQUELA PRAÇA
Hoje fui dar um passeio no Blog do Chico e fiquei parado, paralisado... revolto em meus pensamentos, visualizando aquela praça e recordando meus tempos de juventude, na praça central da querida cidade de Pirassununga. Quanto tempo passou, mas ela, a praça, fixa na minha memória, com o coreto, a banda tocando e eu... lembrando.
AQUELA PRAÇA (dosesoblogdochico.blogspot.com)
31 de jan. de 2023
PERANTE A FAMILIA
*
"Mas se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel." - Paulo (I Timóteo, 5:8)
*
PERANTE A FAMÍLIA, faze o que possas, mas não te escravizes a ela. Cada um carrega em si a responsabilidade de evoluir.
Auxilia, exemplifica, orienta, ampara, mas sem carregar em teus ombros, aquele que não procura crescer.
O amor ao próximo deve abranger também aqueles que constituem o teu meio familiar, mas não superprotejas a ninguém, para não prejudicá-los.
A superproteção faz com que o outro se acomode, não busque com as próprias forças vencer os obstáculos que lhe entravam a caminhada.
Evita atritos constantes, compreende e aceita as dificuldades de cada um, mas não exijas que ninguém pense com a tua cabeça, pois cada ser é uma individualidade que deverá cuidar de si mesma.
Os filhos, enquanto pequenos. exigem cuidados constantes, mas não os transformes em bibelôs intocáveis. Permite que cresçam em contato com as realidades do mundo, sem preservá-los da luta e da dor, ambos necessários para o próprio aprendizado.
Os melhores ensinamentos são os exemplos que deres. Conselho, repreensão, castigo, geralmente de pouco adiantam.
Orienta-os no caminho do bem, indicando pelos bons atos que praticares, qual o caminho reto a seguir.
Na medida em que cresçam e se tornem adultos, embora deva orar por eles, além de orientar e abençoar, deixa que a própria vida lhes ensine o que não conseguiste em suas almas incutir.
IRMÃ ROSÁRIO - Lúcia Cominatto.
30 de jan. de 2023
28 de jan. de 2023
REPERTÓRIO MUSICAL
SAMB@NDA SHOW
Bb - Si Bemol
00 Prefixo Zé Pereira Bb
01 O Teu Cabelo não Nega Bb
02 Marcha da Cueca Bb
03 Mulata Iê, Iê, Iê Bb
04 Balancê Bb
05 Marcha do Remador Bb
06 Caiu na Rede Bb
07 Sassaricando Bb
08 Menino Gay Bb
09 Fio Dental Bb
10 Bota Pra Quebrar Abre Alas Bb
11 Colombina Iê, Iê, Iê Bb
12 Pirata da Perna de Pau Bb
13 Nós os Carecas Bb
Eb - Mi Bemol
14 Acorda Maria Bonita Eb
15 Saca Rolha Eb
16 Aurora Eb
17 Joga a Chave Meu Amor Eb Cm
18 A Garota do Municipal Eb
19 Paz e Amor Eb
20 Vai com Jeito Eb
21 Me dá Um Dinheiro Aí Eb
22 Mamãe eu Quero Eb
23 Mandioca Eb
24 Marcha do Barrigudinho Eb
25 A Bruxa Vem Aí Eb
26 Maria Sapatão Eb
27 Beijinho de Boa Noite Eb
28 Quem Sabe, Sabe Eb Cm
29 Cachaça Eb
30 Pó de Mico Eb
31 Bota a Camisinha Eb
32 Atrás da Banda Eb
33 Marcha Cordão Bola Preta Eb
34 Marcha do Kung-Fu Eb
F Fá
35 Marcha do Pam Pam F
36 Doce de Côco F
37 Gigi F
38 Pegando Fogo F
39 Jardineira F
40 Marcha do Silicone F
41 Tem Gato na Tuba F
42 Cabeleira do Zezé F
43 Coração de Jacaré F
44 Marcha do Pedro Bó F
45 Ding-Dim F
46 Compensou F
47 A Pipa do Vovô F
48 A tribo do Zumbi F
C Dó
49 Cidade Maravilhosa C
50 Marcha do Pirim Pim Pim C
51 Pierrot Apaixonado D
52 Papagaio Come Milho C
53 Acertei na Loteria C
54 A Jóia C
55 Marcha do Dim-Dim C
56 Transplante Corintiano C
57 Marcha do Bebum C
58 Periquitinho Verde C
Diversos Tons
59 Alah Lá-Ô G
60 A Fantasia do Palhaço G
61 Marcha do Furunfa D
62 Touradas de Madrid Ab
63 Marcha do Canedo Ab
64 Me dá um Gelinho Aí Ab
65 A turma do Funil Ab ou Fm
66 Ding – Dim Ab
67 Desfolhei a Margarida Ab
Tom Si Bemol Bb
68 Simbora Bb
69 Bandeira Branca Bb
70 Hino Carnaval Brasileiro Bb
Tons Diversos
71 Tá-Hi G
72 Pastorinhas Gm
73 Estão Voltando as Flores Eb
74 Máscara Negra Ab
75 Avenida Iluminada Bb
76 Vassourinha Bb
Sambas
77 Barracão G
78 General da Banda Eb
79 Ê Baiana C
80 Pacotão Eb
81 Lata D´Água Cm
82 Firme e Forte F
83 Toque de Malícia Eb
84 Está Chegando a hora C
85 O Que é, O Que é? A
86 Amor no Coração Fm
87 Disputa de Poder G
88 O Amanhã G
89 Eu Quero É Botar Meu Bloco Am
90 O Japonês da Federal C
91 Retalhos de Cetim Gm
92 Aquarela do Brasil F
7 de jan. de 2023
ESCALAS MUSICAIS
Conforme o o conceituado professor da Universidade Federal de São Carlos, José Alessandro Gonçalves da Silva,
“As escalas musicais são formadas por diferentes esquemas de tons e semitons.
Cada esquema, portanto, corresponde a um determinado modo.
Nos tempos antigos na Grécia, considerada berço da civilização ocidental, os povos, que habitavam determinadas regiões geográficas tinham costumes diferenciados na prática de suas composições musicais. Eles usavam notas musicais adequadas a um tipo de escala ou modo e esta prática variava de região para região.
A história mostra que o interesse pelos modos gregos ressurgiu na Idade Média quando os monges resgataram o uso do que se pensava que eram essas escalas, adaptando cada nome grego às teclas brancas do órgão.
Essas escalas ficaram conhecidas como modos litúrgicos ou eclesiásticos, porque faziam parte das músicas dos serviços religiosos”.
AFINANDO O CLARINETE
Atualmente a maior adequação com normas e competição por empregos, a entonação tornou-se a maior preocupação dos músicos. Embora a obsessão por dispositivos afinadores acaba deixando muitos neuróticos, a proliferação de afinadores baratos disponibiliza para nós um maior conhecimento das deficiências dos nossos instrumentos.
Apesar desta sofisticação tecnológica, os músicos deixam em última análise que seus ouvidos arbitrem na questão sobre afinação. Essa ambigüidade entre a ciência e músicos, refere-se à produção de instrumentos destinados a espaços específicos de trabalho onde a afinação física de instrumento musical seja enquadrada na categoria subjetiva da arte, quando muito. Como tal, um artista deve lutar pela completa maestria do instrumento, Deve ter uma compreensão da sua fenomenologia acústica e assumir uma função ativa fazendo modificações para adequar às suas necessidades possuindo uma identidade própria.
Além das variáveis de embocadura, boquilha e palhetas, o clarinetista tem que se preocupar em combater as aberrações das escalas do instrumento balanceando-as. A charada que massacra os fabricantes de clarinete durante séculos é o compromisso posição tubo de vazão do Bb. Qualquer modo fundamental do clarinete pode ser excitado em vibrar na sua segunda nota (intervalo de décima segunda) pela vazão da coluna de ar a uma posição aproximadamente de uma terça parte da distância da boquilha à primeira nota do tom fundamental. Se a abertura é situada muita fora desta posição ideal a nota décima segunda irá sofrer uma elevação. De uma forma simplista, esta é uma razão da ocorrência de variação da afinação da décima segunda do clarinete. O ideal (mas impraticável) seria que toda nota fundamental deveria possuir um respectivo tubo de vazão para ativar uma correta décima segunda. O registro do tubo de vazão possui um compromisso a mais porque possibilita a execução para o Bb1. Um orifício grande bastante para produzir um Bb1 real poderia ser também grande exageradamente para produzir a décima segunda. Conseqüentemente temos um diâmetro inadequado para Bb1, sem duvida a pior nota do clarinete Felizmente, o projeto do diâmetro interno do clarinete foi melhorado muito nos últimos cinqüenta anos para corrigir sérios problemas acústicos encontrados em muitos instrumentos antigos. Um pouco investigação na natureza da acústica do instrumento e do desenho do clarinete atual irá impor um respeito maior para os clarinetes contemporâneos, imperfeitos como são ainda, mas uma melhora significante em relação ao projeto dos clarinetes renascentistas Todas a variações de vazão do sistema possui compromissos. Estes compromissos, ditados pelos fabricantes, não são sempre os que os artistas gostariam de ter como única opção.
A intenção deste documento é oferecer um método sistemático, proporcionando procedimentos para se fazer ajustes sutis para individualizar o instrumento de acordo com a necessidade de cada músico. Portanto, é importante para reconhecer de início que, dada ao compromisso da afinação e geometria do clarinete, as aberrações podem somente ser alteradas e nem sempre todas perfeitamente corrigidas.
Prof. Eduardo Weidner - * - www.explicasax.com.br
O RELÓGIO
Na verdade, “El Reloj” é uma canção muito sofrida e atormentada e a explicação é que o compositor Cantoral escreveu a letra num hospital, onde sua mulher estava internada e seria operada nas primeiras horas da manhã. Os médicos haviam lhe dito que o quadro era extremamente grave e havia poucas chances de sucesso na cirurgia.
"Sunny" é uma canção de soul jazz composta por Bobby Hebb em 1963. É uma das canções mais executadas e regravadas de todas, com centenas de versões já lançadas. A Broadcast Music, Inc. colocou "Sunny" em 25° lugar na lista "100 canções do século".[1] Também é bastante conhecida pelo seu primeiro verso: "Sunny, yesterday my life was filled with rain".[2]
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NEM SEI QUANDO, MAS FAZ MUITO TEMPO...
Uma vez, na Avenida São Carlos, defronte o cinema, hoje Banco Itaú, por descuido do jovem motorista, o VW capotou. Ele e ninguém se feriu, mas o automóvel precisou de um reparo na sua lataria. Você não vai encontrar isso no BLOG DO CHICO. Mas por outro lado, poderá ler mais de 150 crônicas como "O PASSEIO DE AVIÃO".