5 de jun. de 2013

A LOUCURA SOB NOVO PRISMA


O doutor Adolfo Bezerra de Menezes, médico, um dos mais notáveis vultos do Espiritismo no Brasil, desencarnado logo no início deste século [século XX], na cidade do Rio de Janeiro, procura demonstrar, na sua obra A loucura sob novo prisma, editada pela FEB, que além de casos de loucura por lesão do cérebro há os que ocorrem sem que se registre tal lesão e cuja causa, por conseguinte, é puramente espiritual.
 
Trata-se da "loucura obsessional" ou "loucura por obsessão" e que diz respeito à atuação de um Espírito desencarnado sobre outro, encarnado.
 
A obra do doutor Adolfo Bezerra de Menezes é antes um estudo psíquico-fisiológico que mera hipótese de trabalho. Propõe-se resolver, e resolve, as seguintes questões preliminares:
1ª - Existe a alma? Qual a sua natureza?
2ª - Como se relaciona a alma com o corpo?
3ª - Qual a origem do pensamento?
4ª - Quais as relações do pensamento com o cérebro?
 
Como vemos, são questões de relevante interesse para a Humanidade e que o autor coloca como essenciais ao objetivo da obra: provar que há casos de loucura — e que não são poucos — cuja causa reside única e exclusivamente na envolvência persistente, acentuada e maligna que um Espírito desencarnado exerce sobre a criatura humana.
 

Nenhum comentário: